22/03/2010

Comentário sobre a Visita de Estudo





No dia 11 de Março de 2010 realizou-se a primeira aula de campo no âmbito da disciplina de biologia e geologia no presente ano lectivo.
Por volta das sete horas saímos da Escola de Secundária de Fafe. A primeira paragem foi em Arcos de Valdevez com o intuito de observar uma parte da bacia hidrográfica do rio Vez.
No rio Vez foi possível observar que este encheu á pouco tempo, pois era possível presenciar ainda vestígios dessa mesma cheia (apesar de este no dia da aula de campo se encontrar no leito ordinário). O rio Vez é também possuidor de um leito de cheia (espaço que é inundável em época de cheia), que por sinal é bastante eficaz pois não se viam vestígios da cheia para além desse leito de cheia. Neste mesmo leito de cheia encontravam-se bastantes sedimentos (areias, e outros), que foram transportados pelo aumento do caudal dos cursos de água que teve força suficiente para os trazer até á sua margem.
Neste mesmo rio, era possível observar o desgaste das rochas do leito provocado pelo efeito de arrastamento dos materiais sólidos transportados, devido á grande maioria das rochas possuir uma forma arredondada.
Foi possível visualizar também, alguns danos criados pelas cheias, pois devido á força do caudal do rio foram destruídas partes de construções decorativas que se encontravam no leito de cheia.




A próxima paragem foi em Frades, onde nos foi possível estar em contacto com as zonas afectadas por movimentos em massa. O mais impressionante de tudo foi o facto de passado aproximadamente uma década ainda ser possível localizar o sítio onde ocorreu a derrocada, apesar de hoje já estar praticamente revestida por vegetação não desaparecem os vestígios do desastre na pequena aldeia. Este fenómeno foi devido ao mau ordenamento de território naquela zona, colocando a vida de muitas das pessoas que vivem por perto em risco.
No entanto, nem tudo é mau e podemos perceber o facto de após o acontecimento, o ordenamento do território ter sido melhorado na região, e ser proibido a construção de habitações na zona que foi considerada como muito perigosa.


Continuamos então a aula de campo com nova paragem, agora em Serra d´Arga.
A paisagem apresentava características específicas onde se visualizavam formações graníticas e xistentas que dão vigor e força a uma das mais velas serras portuguesas. A variedade de flora era imensa, a ocupação do território era muito vaga e as habitações no geral eram constituídas por granito. O caos de blocos era algo que não passava despercebido nesta serra, estava fortemente presente a erosão do granito. Mas não só a componente rochosa e florestal tinham relevo mas também vários rios que devido à constituição do solo criavam paisagens encantadoras que maravilhavam os nossos olhos. Depois ficamos a ter o verdadeira noção das dimensões e consequências da extracção mineira que apesar de a lavra estar parada à vários anos os efeitos negativos continuam presentes.


A aula de campo foi finalizada com a visita a duas praias: a praia de Ofir e Apúlia.
Em relação à praia de Ofir podemos disser que se gastam milhões de euros em Portugal pois se fazem dos piores erros ambientais e de ordenamento do território. O caso escandaloso de Ofir onde se têm gasto muitos milhares euros do erário público em esporões para segurar 3 monos de betão que já têm as fundações à vista e que reclamam mais um milhão para obras que os aguentem…
A praia da Apúlia conserva bem as características de uma Paisagem Protegida do Litoral de Esposende. As suas dunas estão cuidadosamente cuidadas e preservadas e são envolvidas totalmente por vegetação natural. Uma imensa extensão de areal combinada com vegetação selvagem. Contem acessos por passadiços de madeira, restauração entre outras infra-estruturas. Registamos nalguns pontos recuos correspondentes a uma perda efectiva do sistema praia-duna e um recuo médio da linha de costa.
Num comentário final podemos afirmar que foi uma visita bastante interessante e que os objectivos foram cumpridos com sucesso a todos os níveis.


Já agora quem estiver interessado em algumas fotos da visita aqui ficam....

http://www.4shared.com/file/247187030/f6284bfc/visita_de_estudo.html é só fazerem o download e descompactar o arquivo

1 comentário:

  1. este decomentario esta bom, mas podiam ter referido o facto de no rio "Vez" conseguir-mos ver o leito de estiagem. mesmo assim esta muito bom.
    comprimentos do Guilherme, Joao H., Catarina, Xandre e Barbara..

    ResponderEliminar