29/05/2010

Clonagem

Post de Tiago Araújo


Muitos devem pensar o porquê de eu ter colocado este post... E é simples este período no ambito da disciplina de Filosofia a turma teve de realizar vários trabalhos e o trabalho que me tocou foi a clonagem... Como é óbvio clonagem está directamente relacionada com a disciplina Biologia e Geologia, neste caso Biologia.
Então decidi reflectir um pouco e dar a conhecer a minha opinião sobre a clonagem.



O que é a clonagem?

A Clonagem é a reprodução assexuada de um indivíduo. O clone originado tem composição genética igual ao do organismo que lhe deu origem, portanto, tem características físicas muito semelhantes. O clone é tão semelhante ao organismo do qual teve origem como dois gémeos. Um clone é pois um “gémeo” de outro individuo que tem porém mais 20, 30, ou mais anos, do que o seu “gémeo”. A clonagem faz-se através da transferência nuclear, isto é, isola-se um óvulo, retirasse-lhe o núcleo, por aspiração com uma pipeta de ponta microscópica e introduz-se o núcleo de uma célula da pele ou de outro órgão retirada ao indivíduo que se deseja clonar. Em seguida provoca-se a divisão do óvulo assim preparado e vão-se dando divisões sucessivas. Colocando este produto celular no útero de uma fêmea da mesma espécie, e se as condições forem favoráveis, continua a evolução através dos estados de embrião e feto até ao nascimento de um individuo.
Existem dois tipos de clonagem: clonagem reprodutiva e clonagem terapêutica.
Clonagem Reprodutiva: utilização da clonagem para produção de organismos completos.
Clonagem Terapêutica: utilização da clonagem para produção de órgãos ou tecidos que serão posteriormente usados para tratar doenças ou deficiências.

Fonte: Trabalho realizado por Alexandre, João Alves, Jennie, Joana, Sílvia Miranda e Tiago.


Reflexão:
Após um breve resumo sobre o que é a clonagem, vou falar de alguns aspectos éticos do assunto.

A Favor:
Penso que a clonagem tem muitos aspectos que somos obrigados a estar a favor e defender como a obtenção de produtos muito úteis para a terapêutica, isto é, todos os dias pacientes sofrem uma enorme crise de doação de órgãos que são fundamentais para a sua sobrevivência, e a clonagem irá permitir com que se acabe com as longas listas de espera.
Outro ponto a favor da clonagem é um problema que muitos "verdes" tentam combater no presente, a extinção de espécies, que com a clonagem irá ser facilmente resolvida uma vez que existe a possibilidade de colonar as espécies mais necessitadas e assim permitir a sua descendência e continuidade, tornando impossivel a a extinção de algumas espécies.
Muitos cientistas defendem que com a clonagem a morte permatura de uma criança irá ser muito invulgar pois a criança irá poder ser salva pela clonagem. Eu considero este ponto espetacular pois não há nada que me choque como a morte permatura de uma crança.
Por fim acho que a clonagem pode trazer muitos avanços científicos e que poderá estar aqui um possível antídoto para doenças como cancro, sida, etc...

Contra:
Um dos maiores problemas da clonagem é que um clone é uma vida e a destruição de uma vida para a recuperação de outra vai muitas das vezes contra os valores morais.
Outro problema é uma questão que me choca... Não gostam todos de poder dizer "Eu sou único!" ou então "Como eu não há ninguém!". O que é certo é que com a clonagem esta frase deixa de ser verídica e as pessoas deixam de ser únicas.
Com os avanços da clonagem probavelmente irá contribuir para avanços na manipulação genética e aí também irão ser levantadas muitas questões éticas.
Resumindo com a clonagem o ser humano opõe-se contra a natureza, pois como todos nós sabemos o homem não gosta de viver seguindo as regras da natureza mas sim contorná-las e temos verificado enormes problemas em relação a esta atitude será que a clonagem não irá trazer também muitos sérios problemas?




Anedota:

(Clone da minha mulher)

O sujeito está no bar, caindo de bêbado, quando olha pra única mulher do estabelecimento, sentada, tomando uma cerveja. Cambaleando, ele vai até lá, põe a mão sobre a perna dela e começa a abraçá-la. Imediatamente a mulher vira um tapa na cara do bêbado, que se defende:

- Desculpe, moça! (hic) Eu pensei que fosse a minha mulher! Você é igualzinha minha mulher!!!

- Sai daqui, seu bêbado! Vagabundo, desgraçado, filho da...

- Tá vendo? - interrompe o bêbado - Você também fala igualzinho ela!!!


Tiago Araújo

4 comentários:

  1. Gosto especialmente da imagem!

    :D

    Soraia

    ResponderEliminar
  2. Bem o que podemos dizer sobre este blog??

    Podemos dizer que é um bom auxiliador de estudo e nunca esquecer que tem sempre qualquer coisinha cómica, que é sempre bom.

    Cumprimentos,
    Grupo III

    ResponderEliminar
  3. o tópico está bem elaborado, tem um conteudo interessante e actual

    cumps

    ResponderEliminar