30/05/2010

Motociclos voadores serão reais!


Post de João Alves

Switchable tem rodas e asas para circular em terra e no ar. Modelo chegará para o ano.
Quantas vezes desejou ganhar asas para escapar ao trânsito? Carregar num botão e transformar um veículo terrestre num aparelho voador? Até agora, apenas os filmes de ficção científica alimentam sonhos desta estirpe. Mas, talvez já no próximo ano, a ideia de um motociclo voador seja real.
É o que garante a empresa norte-americana Samson Motorworks. Chama-se Switchable e, segundo o seu criador, será o primeiro motociclo da História a ganhar asas e voar. Sim, tal como na nossa imaginação e nos filmes de ficção científica. Nós explicamos tudo.
Tem uma configuração semelhante a um motociclo, com três rodas, e características que a afastam de um automóvel, como a ausência de pára-choques, uma estrutura que, aliás, tornaria a Switchable demasiado pesada para levantar voo. Têm capacidade para um condutor e um passageiro, sentados lado a lado, numa cabina climatizada. Na prática, o interior da Switchable é feito em couro e conta com um sistema de ar condicionado. A empresa californiana também pensou num espaço para mercadorias: criou uma área capaz de transportar até 23 quilos de carga.
O design é, naturalmente, aerodinâmico. O meio de transporte do futuro - apresentado num tom de vermelho - tem um longo nariz que logo traz um foguetão à memória. Em terra, as asas estão embutidas em compartimentos situados na quilha, abrindo apenas durante o voo. Também oculta, está uma unidade de propulsão e a traseira do veículo, ao estilo de um carro desportivo, tem um estabilizador extensível. Dizem os engenheiros da Switchable que, com um depósito de 60,5 litros de combustível, terá capacidade para voar 600 quilómetros e percorrer 1400 quilómetros sobre rodas. Em velocidade de cruzeiro, atingirá 216 quilómetros por hora.
Quando chegar ao mercado, em 2011, segundo a empresa, toda esta artilharia tecnológica deverá ser vendida em formato de 'kit faça-você-mesmo'. Tal e qual como os móveis de uma certa marca sueca. Só que este 'kit' vem com um motor à parte. A estrutura deverá custar cerca de 48 mil euros. O motor ficará por 20 mil euros, aproximadamente. Para avançar, o projecto precisou de cumprir requisitos exigidos pela Federal Aviation Administration (organismo dos EUA que regula os transportes aéreos do país). A saber: três rodas, cabina de passageiros climatizada e reflectores retrácteis.
Agora, a Switchable enfrenta ainda as reservas de alguns analistas internacionais, para quem o prazo estabelecido pela marca é irreal. E lembram que esta não é a primeira vez que um veículo com estas características é anunciado, para, no final das contas, até hoje, nunca ser concretizado. "Simplicidade, economia e entusiasmo tanto em terra como no ar" - assim é caracterizada a Switchable pela própria marca, iniciando a linha de Multi Mode Vehicles.

Fonte: http://jn.sapo.pt/Domingo/Interior.aspx?content_id=1581678

Reflexão:

Muito se fala em automóveis voadores e motociclos voadores e, pelos vistos os motociclos voadores estão para chegar. Depois de muitos filmes apresentarem esta ideia das “motos voadoras” a empresa Samson Motorworks criou a Switchable, que a ser concretizada será o primeiro motociclo voador alguma vez feito. Esperemos é que não alterem o código da estrada, mas pelos menos as filas de trânsito irão diminuir.
De qualquer maneira é uma excelente ideia, e a tornar-se realidade, á que dar os parabéns á empresa criadora de tão ilustre motociclo.


João Alves

1 comentário:

  1. Um artigo bastante interessante :)
    um veiculo desses faria um jeitaçao agora no verão, ás saídas da praia, que são tao demoradas

    duduu*

    ResponderEliminar